LOUVRE ABU DHABI – O MUSEU DO DESERTO E DA LUZ

Às vezes a melhor sorte não é a de ganhar dinheiro em loterias, também pode ser aquela de você estar no lugar certo, na hora certa. Então para uma amante de museus como eu, estar em Abu Dhabi e poder conhecer o Louvre Abu Dhabi no seu segundo dia de abertura ao público, foi como ganhar o prêmio máximo.
O Louvre de Abu Dabi é o primeiro museu universal do Oriente.
Dez anos depois do lançamento do projeto assinado pelo arquiteto francês Jean Nouvel, o museu finalmente abriu suas portas no dia 11 de novembro, na Saadiyat Island em Abu Dhabi. O projeto é como um arquipélago de 55 prédios individuais, todos brancos, com 23 galerias, totalmente integrado ao mar.
O Louvre tem um domo de 180 metros de diâmetro como cobertura. A estrutura, entrelaça 7850 estrelas, dispostas em várias camadas permitindo a entrada da luz natural, sendo esse espetáculo chamado pelo arquiteto pai de “Chuva de Luz”.
São 600 obras expostas, sendo 300 delas emprestadas por 13 museus franceses, entre eles o Versailles e o Louvre, que vendeu o direito do uso do nome, e apoio por 30 anos, pela cifra de 850 milhões de euros.
O custo de sua obra inicialmente fôra estimado em 600 milhões de euros, tendo sua conclusão adiada por inúmeras vezes. O projeto feito em parceria mostra as ambições globais da França e dos Emirados Árabes Unidos para implantar a arte como uma ferramenta diplomática.
Uma folha do Alcorão Azul, uma Bíblia gótica e um dos livros do Pentateuco são alguns dos objetos expostos, assim como o quadro “La belle ferronière”, de Leonardo da Vinci, e um autorretrato de Van Gogh. Em sua maior parte, o acervo vai buscar refletir o intercâmbio entre culturas, desde a pré-história até a atualidade. Segundo o diretor do Louvre Abu-Dhabi, contarão a história da história através do tempo.
E pra encerrar deixo a frase de Emmanuel Macron, que para mim descreve muito bem o Louvre Abu Dhabi.
“Museu do Deserto e da Luz”
Beijos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *