O BAIRRO DE DEIRA E SEUS SOUKS

Olá, esse post tem um sabor e um cheiro especial, hoje vamos ao Deira, que é o segundo bairro mais antigo da cidade, fundado em 1841, por famílias de Bur Dubai que atravessaram o canal para formar uma nova aldeia. O bairro é formado por prédios antigos e na maioria baixos, se misturando hoje em dia a muitos prédios modernos, esparramados por suas ruas estreitas. Essa é a Dubai que não foi planejada.
Cortando toda a região, está o canal aberto que se chama Creek. Foi através desse Porto natural, que nos anos trinta chegaram os grandes navios mudando a história da região, que já declinava na exploração de pérolas.
Tão antigos quanto o bairro são seus Souks de especiarias e de ouro.
Conhecidos respectivamente como Gold Souk e Spice Souk, eles são duas atrações muito importantes no Deira, por suas arquiteturas que nos remetem ao real mundo Árabe e mercadorias que vão desde ervas, indumentárias, incensos, artigos decorativos e até muito ouro. Ouro…puro ouro. É um labirinto, um emaranhado de bazares que exalam os mais exóticos cheiros, misturando perfumes a ervas e temperos orientais como canela, açafrão, vários tipos de pimenta, anis etc. Bazares monopolizados por mercadores somalianos, indianos e iranianos.
Pra finalizar com chave de ouro o dia no Deira, fizemos um passeio de uma hora pelo Creek, que já está guardadinho aqui no HD que Deus me deu.
Curtam aí o vídeo que está um show.
Beijos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *