SAARBRÜCKEN – ALEMANHA

Saarbrücken, é a capital do estado de Saarland, e já pertenceu a França antes da guerra, uma cidade que apaixona de tão linda, oferece tudo que um visitante pode esperar, é um moderno centro econômico, uma cidade universitária impressionante, um importante eixo cultural, e um atraente local de férias com várias atrações, festas e uma diversidade cultural incrível. Tem assim aquele leve sotaque e estilo francês. Bem a França fica logo ali na esquina…guarda em seus mais de mil anos de história, muitas relíquias, como:

Os edifícios do século XVIII projetados pelo arquiteto Friedrich Joachim Stengel erguidos durante o auge do período Barroco. Construções que moldaram a face da cidade e definiram o cenário para o seu consequente desenvolvimento arquitetônico.

O rio Saar e as muralhas de seu Castelo, que proporcionam uma vista panorâmica fantástica.

A Alte Brücke a esquerda
Comece seus passeios por Saarbrücken pela antiga cidade de St. Johann que fica do outro lado do rio Saar. Saarbrücken fica do lado oposto a St. Johann. Em 1909 as duas cidades se tornaram uma só passando a se chamarem somente Saarbrücken.

A Alte Brücke (Ponte Velha) foi erguida por Carlos V, em 1546 e é uma das construções mais antigas da cidade, que liga Alt-Saarbrücken e St. Johann. Originalmente composta por 13 arcos, mas agora apenas oito permanecem. Foi destruída durante a Segunda Guerra Mundial e, posteriormente, reconstruída antes de ser reduzida em 1960 para dar espaço para a via rápida urbana paralela ao rio.

O maravilhoso Castelo de Saarbrücken foi documentado pela primeira vez em 999 com o nome “Castellum Sarabrucca”. No século XVII, o castelo foi reconstruído no estilo renascentista e mais tarde destruído. Atualmente só as adegas desta construção ainda permanecem.

No século XVIII o príncipe Heinrich Wilhelm pediu a seu arquiteto favorito, Stengel, que construísse uma nova residência barroca no mesmo local. Desde então, o castelo sofreu vários ataques, foi parcialmente incendiado e reconstruído, antes de ser completamente e magnificamente renovado em 1989.
O arquiteto Gottfried Böhm projetou um edifício de aço e vidro que incorporou ao castelo. O castelo é agora tanto um centro administrativo e um local para eventos culturais, conferências e festas.
Merece destaque também o Schlossplatz (Praça do Castelo), que também tem a marca de Stengel. Nesta praça também está a Altes Rathaus (antiga prefeitura de Saarbrücken), construída em 1750.

O Memorial Invisível (Unsichtbar Mahnmal), no Schlossplatz, é composto de 2.146 pedras do caminho para o castelo, que foram desenterradas e tiveram nomes de cemitérios judaicos gravados atrás, e depois recolocadas novamente no chão da praça. Este belíssimo projeto foi idealizado por Jochen Gerz e por alunos da Academia de Arte local em 1993, como uma expressão de tolerância e um alerta contra o racismo.

A igreja gótica de Schlosskirche, perto do castelo de Saarbrücken é também obra de Stengel, assim como Ludwigskirche, essa considerada uma das mais perfeitas igrejas barrocas protestantes na Alemanha, comparáveis ​​ao Michel em Hamburgo ou a Frauenkirche, em Dresden. Juntamente com a praça Ludwigsplatz e suas mansões no entorno, fazem parte de um único conjunto barroco concluído em 1775, totalmente destruídos durante a guerra e meticulosamente restaurados.

Na parte da antiga cidade de St. Johann, há atrações maravilhosas. Destaque para a Rathaus St. Johann (prefeitura de St. Johann), em estilo neo-gótico, construída entre 1897 e 1900 e que possui uma incrível torre de 54m de altura.

A fachada é original e está decorada com estátuas de arenito representando os ofícios de outros tempos. Há um mineiro, uma fundição, um agricultor, uma cervejaria, um comerciante e um curtidor. O significado da figura de São Jorge e o dragão representa a batalha entre o bem e o mal. Dentro da prefeitura vale a pena dar uma olhada no salão de baile. Ali são realizados mais de 1000 casamentos por ano.

Não deixem de conhece também a praça St. Johann Markt, com as suas boutiques, bares, bistrôs e restaurantes. É a essência da vida da cidade de Saarbrücken. É um lugar ideal para conhecer pessoas ou passear pelas ruelas super charmosas e cheias de tudo o mais adoramos…calor humano!
Um super beijo!

*Conteúdo extraído em fonte de pesquisa e visita ao local.

 

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *