VAI VIAJAR E NÃO DECIDIU AINDA COMO PAGAR AS CONTAS NO EXTERIOR?

Você vai viajar, e nem imagina ainda como fará os pagamentos das compras em países estrangeiros. Então vamos esclarecer um pouco sobre o uso dos recursos monetários disponíveis? Vamos lá!
Primeiro é bom lembrar que existe além da moeda local de cada país, outras que são aceitas na maioria dos países, além dos cartões é claro, que são seguramente a opção mais prática, cabendo lembrar que você além de pagar suas faturas a vista e sujeitas a câmbio, ainda sofrerão tributação de IOF nas transações. Por volta de 6%. Mas ainda continua sendo a única opção que lhe dará milhas e é mais seguro de transportar. Eu particularmente aposto sempre nos cartões e um pouco de dinheiro em espécie.
O ideal é sempre antes de partir para a viagem, comparar o valor da moeda que irá usar em relação ao real, isso nas casas de câmbio, com a conversão do seu cartão, na sua agência bancária.
Ainda existe a opção dos cartões chamados TRAVEL MONEY, que são pré pagos, se diferem dos cartões de crédito convencionais apenas por se livrarem de quaisquer variações cambiais enquanto estiver em viagem, de resto sofre os mesmos tributos do que os outros.
Se a sua escolha for levar moeda, o ideal é que já saia do Brasil com a moeda do destino final. Vai para a Europa? Já leva seus euros. Você só vai perder se trouxer alguma quantidade de moeda de volta, já que você COMPRA mais caro e VENDE mais barato Dai sempre ouvir que existe preço de COMPRA e VENDA nas casas de câmbio.
Na verdade tirando as moedas mais fortes, que são mais fáceis de comprar aqui, será sempre melhor o uso dos cartões, quando se tratar de países com moedas sem estoque nas nossas casas de câmbio e bancos.
Sempre que você achar que a diferença de câmbio para essas moedas difíceis de encontrar, estiver muito alta por aqui, aposte no dólar e faça a troca quando chegar no destino.
Uma vez que já esteja lá, tome muito cuidado ao escolher onde trocar seu dinheiro, evitando cambiar nos hotéis, aeroportos, próximo a estações turísticas. O ideal é que pergunte por bancos que façam a troca, você além de ter o melhor valor, ainda não correrá o risco de receber dinheiro falso e se meter em encrencas.
E pra finalizar, carregue seu dinheiro sempre em segurança, como naquelas pequenas pochetes que ficam por dentro da roupa, e faça uma boa viagem!
AF

2 Replies

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *