CAMINHANDO PELOS ALPES ITALIANOS (DOLOMITAS)

Bolzano, è uma província italiana autônoma, também chamada de Alto Ádige ou Tirol do Sul, com cerca de uns 500 000 habitantes, ocupando uma área de quase 7400 km². Em viagem recente ao Tirol, pude ver que a maioria da população é alemã. O alemão é a língua predominante, mas também se fala o Italiano e uma pequena minoria fala o ladino dolomita, uma língua românica, meio prima da língua romanche que é praticamente um dialeto.e é falada no cantão suíço dos Grisões.
Em alemão, a denominação oficial é Autonome Provinz Bozen-Südtirol. Na linguagem corrente a província é chamada simplesmente Südtirol, isto é, Tirol do Sul ou Tirol Meridional.
O real nome em italiano é Provincia autonoma di Bolzano-Alto Adige. O topónimo “Alto Ádige” é a tradução do francês Haut-Adige, o nome que Napoleão Bonaparte deu a este departamento quando a Itália estava sob o seu domínio, e também se refere ao curso superior do rio Ádige.
Logo de cara fiquei enlouquecida com a proximidade com as Dolomitas, que até então eu só havia visto a distãncia, e com o ar puro e seu aroma de mel, com cheiro de feno, e até de estrume de vaca. É isso mesmo, aquela sensação de natureza misturada a beleza.
Como não poderia ser diferente, a gastronomia do Tirol é pra enlouquecer por sofrer a influência de duas cozinhas de respeito, mas o destaque pra mim ficou por conta do speck, um presunto ligeiramente defumado, e que mantém a sua origem protegida, e a grande variedade de vinho de qualidade.
A beleza da arquitetura, misturada aos montes e às propriedades rurais que se misturam a cidade, parece uma pintura.
Tudo por la é organizado ao extremo, e o respeito pela nacionalidade de cada um é algo impressionante. Todas as agências públicas são bilíngues, cada cidadão tem o direito de utilizar a própria língua materna com a administração pública, também nos tribunais. As escolas são separadas em escolas alemães e italianas.
Na repartição dos empregos públicos se aplica o sistema da proporcionalidade étnica. Em ocasião do censo decenal cada habitante tem que declarar a sua pertinência a um dos três grupos linguísticos. Conforme os resultados, é possível proceder à repartição étnica.
Mas a viagem tinha um foco, que era as longas caminhadas pelos montes, e isso é uma atividade que vem crescendo a cada ano por lá. Mais e mais pessoas de toda a Europa, que frequentam as pistas locais de esqui no inverno, estão adotando como esporte de verão, as longas caminhadas, escaladas, ciclismo, e todo tipo de voo, é gente de toda idade. Logo pelas primeiras horas da manhã, já são iniciadas as caminhadas montanha acima, e ai a cada passo, uma emoção diferente, desde visuais infinitos, até refúgios que mais parecem contos de fada, flores raras só encontradas nos Alpes, vão dando cor a paisagem. Todos os refúgios são dotados de cozinha 10 estrelas. A temperatura baixa pela manhã e no final da tarde, misturada a muito vento, foi meu único desconforto, portanto nunca deixem de levar seus protetores de orelhas, bem como calçados especiais para montanhismo e roupas adequadas também. Jamais esquecer o seu cantil de agua. O Tirol não tem vida noturna, é um grande silêncio, onde todos dormem para a manhã seguinte. Na verdade não sobra energia, depois de um dia intenso e um jantar dos Deuses, regado a muito vinho e grapa, só uma boa noite de sono mesmo.
Os dias amanhecem e anoitecem, e a cada amanhecer a certeza de que a cada olhar para os horizontes, nos apaixonaremos mais e mais por aquele pedacinho lá no alto, e sua gente, gentil e hospitaleira.
Incluam, em uma de suas férias o Sul do Tirol, e tenho certeza de que você assim como eu, irá começar uma verdadeira história de amor.
Beijos.
AF


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

2 respostas para “CAMINHANDO PELOS ALPES ITALIANOS (DOLOMITAS)”

  1. Georgina Marinho

    E vamos adquirindo cultura através das suas viagens. Parabéns. Gina.

    1. Arilmey Freitas

      Eu adoro quando sei que tem alguém curtindo as viagens junto comigo! Obrigada linda! Super beijo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *