STRASBOURG – FRANÇA

Strasbourg é uma cidade muito linda, e a cada esquina você se surpreende com as belas paisagens. A parte central é toda rodeada por canais. É tudo muito limpo e organizado, é uma cidade realmente imperdível nessa região fronteiriça entre Alemanha e França. Lembra muito as típicas cidadezinhas alemãs do interior, comuns na rota romântica, afinal já pertenceu à Alemanha.
Essa parte da história não vou deixar de contar, sem me estender muito.
Strasbourg foi anexada ao recém estabelecido Império Alemão como capital do Reichsland da Alsácia-Lorena (Alsace-Lorraine) em 1871, após a Guerra franco-prussiana (Tratado de Frankfurt). Este período marcou o apogeu da dominação política e territorial de Strasbourg. Beneficiou-se igualmente da intenção alemã de transformar a cidade na vitrine da cultura alemã, visando a atrair as populações locais e a mostrar ao mundo e à França a superioridade da cultura germânica. Strasbourg recebeu então inúmeros edifícios públicos, entre os quais o Palácio do Imperador (atualmente Palácio do Reno), o parlamento da Alsácia-Lorena e o Palácio Universitário. A mais importante extensão urbana de Estrasburgo foi então planificada, tendo como resultado a duplicação da superfície da zona urbana em trinta anos.
A cidade voltou à França após a Primeira Guerra Mundial em 1919, pelo Tratado de Versalhes. Tornou-se novamente parte da Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial, de 1940 a 1945, para retornar à França no final da guerra. Pronto.
O roteiro turístico é riquíssimo e além de praças, restaurantes e muitas lojas, devem visitar a Catedral de Notre Dame. Ela é uma das mais famosas da França, e também uma das mais bonitas. Sua construção foi iniciada em 1015, mas somente foi finalizada em 1439. Sua fachada gótica é realmente impressionante, bem como seu interior.
Conhecer o Petit France é obrigatório, é o ponto turístico mais famoso da cidade. O bairro é lindo, as casinhas são encantadoras, apesar do nome francês, são de estilo tipicamente alemãs. Totalmente rodeado por canais e pontes floridas.
Também muito importante é a Igreja St. Thomas.
As caminhadas são incansáveis, e muito gratificante é observar a arquitetura, agora obrigatório é conhecer o relógio astronômico.
Seu mecanismo data de 1842 e sua complexidade e beleza impressionam. Todos os dias as 12:30hs o relógio começa o seu espetáculo com lindos bonecos, que se mexem emitindo sons sincronizadamente.
Strasbourg realmente merece ser colocada no próximo roteiro de viagem, serão imagens que com certeza jamais esquecerão!
Beijos