É o Zé!

image

Quem nunca teve um Zé na vida!
O pai de Jesus era José, e o meu também…José Arimatéa, que de tão amado já ganhou homenagem em forma de bisneto.
Nome de origem hebraica e quatro letras. José é aquele que acrescenta, e seria por seu significado que ele sempre vem acompanhado? José Maria, José Pedro, José Luis, José Henrique, e se não acrescenta é acrescentado, Eduardo José, Maria José, Mauro José! E todos sem excessão vão ser Zé! Ser Zé é ser referência: fala com o Zé do posto!, ah! Seu Zé da barbearia? Pastelaria do Zé! O Zé da Chris.
Até Walt Disney criou o seu Zé Carioca, e em tempos de carnaval é bem representado pelo Zé Pereira!
ぢよぜ em japonês, ג’וזה em hebraico, Josef em alemão e tem Zé esparramado por todos os quatro cantos do mundo. Já até conheci um Zé do caixão.
E que um Zea Mays vai bem, cozido, assado, estouradinho como pipoca, pamonha ou curau…ah! Isso vai, não tem quem despreze (Isso eu aprendi,  com o Thiago José, meu primogênito)! São bem representados pelos poetas e filósofos como, José Saramago, José de Alencar, José Lins do Rêgo entre outros tantos. E na música então…desde a erudita até a mais popular.
A linguagem popular oral é uma fonte opulenta de material filológico e folclórico, quer pelo vocabulário pleno de curiosidades, quer pelo rol de frases feitas de cunho nitidamente despojado: Você é um Zé mané…Lá vai o Zé Ruela…O cara é um Zé ninguém!, E agora José?, são frases que a gente diz e cita,  sem ter qualquer noção de quando ouviu pela primeira vez, quem é o autor, de que época é, só temos a certeza que o Zé está lá representando os Josés!
Sem exceção, todos os homens vivem procurando a felicidade, e para isso, usam de muitos meios, para um único fim. Acreditam na guerra, fogem dela, amam e desamam, se revestem de visões diferentes, e sempre dão seus últimos passos com desejo. É lícito afirmar que são conservadores.
Tudo tem seu tempo e até mesmo as mais originais e vigorosas manifestações entram ou saem de moda. Mas chamar mais um homem que nasce de José, acrescentando, ou acrescentado, tem uma vantagem. É eterno!
AF

 


Publicado

em

por

Comentários

7 respostas para “É o Zé!”

  1. Marlene monturil

    Eita como escrevi bem essa minha amiga! To adorando tudo nerina :)))
    mas agora eu vou dormir… amanha e’ dia de pedalar!!! Ja relaxei muito hoje.

    Beijossss boa noite ^_^

  2. Marlene monturil

    Mas amanha eu comento essa do Ze eterno!
    : D hihihihihihi 😀

  3. Adorei!! E entre tantos zés eu encontrei o meu! O Zé da Chris, que veio para me acrescentar!
    Beijossas

    1. Arilmey Freitas

      Chris, esse é determinado e lindo! Beijos.

  4. Quem sabe chega mais um Zé na família!?
    Amei o texto mommy!!
    Lov u!

  5. Arilmey Freitas

    Ah! Mais um Zé? Morro de amor só de pensar! Também te amo mais que tudo!

  6. Adorei! Também amo os Zé’s…nasci no dia de São José, o que acho maravilhoso! Na Europa é o dia dos pais, fica mais fácil de lembrarem do meu aniversário. Que dia você nasceu? 19 de Março! Ahhh, dia de São José…também casei com José: José Assis Junior! Beijos Mey, adoro seus post’s! Julia (Jubb).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *