É o Zé!

image

Quem nunca teve um Zé na vida!
O pai de Jesus era José, e o meu também…José Arimatéa, que de tão amado já ganhou homenagem em forma de bisneto.
Nome de origem hebraica e quatro letras. José é aquele que acrescenta, e seria por seu significado que ele sempre vem acompanhado? José Maria, José Pedro, José Luis, José Henrique, e se não acrescenta é acrescentado, Eduardo José, Maria José, Mauro José! E todos sem excessão vão ser Zé! Ser Zé é ser referência: fala com o Zé do posto!, ah! Seu Zé da barbearia? Pastelaria do Zé! O Zé da Chris.
Até Walt Disney criou o seu Zé Carioca, e em tempos de carnaval é bem representado pelo Zé Pereira!
ぢよぜ em japonês, ג’וזה em hebraico, Josef em alemão e tem Zé esparramado por todos os quatro cantos do mundo. Já até conheci um Zé do caixão.
E que um Zea Mays vai bem, cozido, assado, estouradinho como pipoca, pamonha ou curau…ah! Isso vai, não tem quem despreze (Isso eu aprendi,  com o Thiago José, meu primogênito)! São bem representados pelos poetas e filósofos como, José Saramago, José de Alencar, José Lins do Rêgo entre outros tantos. E na música então…desde a erudita até a mais popular.
A linguagem popular oral é uma fonte opulenta de material filológico e folclórico, quer pelo vocabulário pleno de curiosidades, quer pelo rol de frases feitas de cunho nitidamente despojado: Você é um Zé mané…Lá vai o Zé Ruela…O cara é um Zé ninguém!, E agora José?, são frases que a gente diz e cita,  sem ter qualquer noção de quando ouviu pela primeira vez, quem é o autor, de que época é, só temos a certeza que o Zé está lá representando os Josés!
Sem exceção, todos os homens vivem procurando a felicidade, e para isso, usam de muitos meios, para um único fim. Acreditam na guerra, fogem dela, amam e desamam, se revestem de visões diferentes, e sempre dão seus últimos passos com desejo. É lícito afirmar que são conservadores.
Tudo tem seu tempo e até mesmo as mais originais e vigorosas manifestações entram ou saem de moda. Mas chamar mais um homem que nasce de José, acrescentando, ou acrescentado, tem uma vantagem. É eterno!
AF

 

7 Replies

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *