DUBAI – EMIRADOS ÁRABES UNIDOS

Dubai é a maior cidade e emirado de mesmo nome dos Emirados Árabes Unidos. O Emirado de Dubai está localizado na costa do Golfo Pérsico, sendo um dos sete emirados que compõem o país. Dubai é o emirado mais populoso entre os sete, com aproximadamente 2.262.000 habitantes, sendo que apenas 19 a 20%, deles são de Emiratis, e todo o restante é de gente do mundo inteiro. A estatística diz que mais de 100 mil pessoas se mudam para cá todos os anos.
A cidade é conhecida mundialmente por ser extremamente desenvolvida e por seus enormes arranha-céus e largas avenidas. Os ícones da arquitetura de Dubai e que também são os cartões postais, enlouquecem os turistas com tamanho luxo e beleza, como o Burj Khalifa, Burj Al Arab, Palm Jumeirah, The World, Dubai Marina, Dubai Mall entre muitos outros superlativos. Por aqui tudo é maior do mundo! É inacreditável a riqueza desse país, onde até as viaturas policiais são, desde Porsches, Ferraris e até Lamborghini. Juro que os vi pelas ruas com o símbolo da polícia. O melhor é que eles não tem o que fazer, pois a criminalidade aqui é zero, salvo algum pequeno acidente. Você pode sim andar carregado de ouro e usando os mais modernos equipamentos eletrônicos, que ninguém vai te assaltar. Dia e noite.
Existem registros da existência da cidade pelo menos 150 anos antes da formação dos EAU. Dubai divide funções jurídicas, políticas, militares e econômicas com os outros emirados, embora cada emirado tenha jurisdição sobre algumas funções, tais como a aplicação da lei civil, fornecimento e manutenção de instalações locais. Dubai e Abu Dhabi são os únicos emirados que possuem poder de veto sobre questões de importância nacional na legislatura do país. Dubai tem sido governado pela dinastia Al Maktoum desde 1833. O atual governante de Dubai, Mohammed bin Rashid Al Maktoum, é também o Primeiro-Ministro e Vice Presidente dos Emirados Árabes Unidos.
É um país onde se mantém viva a cultura e costumes Árabes, bem como as leis Islâmicas, respeitando a liberdade e os costumes dos ocidentais, permitindo que cada um se comporte como se estivesse em seu próprio país, sempre sem cometer exageros como carinhos muito íntimos em público, beber sem que seja em lugares apropriados e jamais dirigir com qualquer que seja a dosagem de álcool (isso aqui da prisão imediata). Bem as leis por aqui são de causar inveja…deveu! Vai preso.
Mas é tudo muito encantador e fascinante. Foram dois meses de experiência única. Valeu cada minuto vivido, cada sorriso demonstrado por olhares entre fendas. Vou levar lembranças muito boas desse mundo oriental, que se impõe de maneira tão agressiva e amável ao mesmo tempo.
O vídeo anexo mostra um pouco dessa loucura que é Dubai.
Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *