A GRANDE MESQUITA DE ABU DHABI

Toda construída em mármore branco, a Grande Mesquita de Abu Dhabi parece ainda mais clara, e mais impressionante, sob o efeito do sol forte da capital dos Emirados Árabes Unidos.
A Sheikh Zayed Grand Mosque ocupa uma área de 22.412 m² e tem capacidade para 40 mil fiéis, mas já recebeu até 52 mil pessoas em um único dia, que ocuparam também sua parte externa, cercada por jardins e espelhos d’água.
O edifício, que pode ser visto de longe, de várias partes da cidade, foi construído entre 1996 e 2007 a pedido do Xeique Zayed bin Sultan Al Nahyan (1918-2004), tido como o fundador do país, que governou os Emirados até sua morte, em 2004.
Zayed não economizou recursos para criar o local onde seria sua última morada. Materiais nobres como mármore da Macedônia, ouro de 24 quilates e cristais de Murano podem ser vistos por toda parte.
Os mosaicos florais, que quebram o branco do solo e das colunas, foram feitos por artesãos italianos. O tapete persa, considerado o maior do mundo, foi confeccionado durante um ano por 1.200 mulheres iranianas.
As paredes e o teto têm versos do Corão escritos em três tipos de caligrafia arábica por artistas de vários lugares do mundo, supervisionados por calígrafos dos Emirados, da Síria e da Jordânia.
O pátio tem mais de mil colunas, adornadas por mosaicos coloridos e arrematadas por detalhes dourados no topo.
Os superlativos se estendem ao valor gasto na construção: o equivalente a R$ 1,5 bilhão.
Fiquem com as imagens fantásticas que fiz pra vocês, esse realmente um momento único que jamais poderia deixar de dividir com vocês.
Beijos

 

* Conteúdo extraído em fontes de pesquisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *