PRAGA – REP TCHECA

image

Primeiro vou responder rápidinho à uma amiga que me escreveu in box dizendo que é Checa e não Tcheca. Ok amiga, apelei para uma velha conhecida, a amada etimologia.
Para explicar, tenho que falar do alfabeto tcheco, que é bem parecido com o nosso latino, com a diferença que tem umas letras a mais: , š, ? e ž.
As que mais interessam aqui são o ?, que tem o som de TCH e o š, que tem som de CH ou X (como em xadrez). Agora, basta dizer que República tcheca em tcheco se escreve ?eská Republika, com ? no início. Portanto, o som é TCH. Se fosse CH, deveriam escrever Šeská Republika, que definitivamente não existe.
Como o encontro das consoantes TCH é incomum no português? Pode ser raro, mas não é errado. Ou alguém vai querer rever a grafia de tchau? Rsrs. Beijos.

Praga, que em checo é Praha, que traduzido é ouvir, é a capital e a maior cidade da República Tcheca, situada na margem do Vltava. Conhecida como “cidade das cem cúpulas”, Praga é um dos mais belos e antigos centros urbanos da Europa, famosa pelo extenso patrimônio arquitetônico e rica vida cultural. Importante também como núcleo de transportes e comunicações, é o principal centro econômico e industrial da República Tcheca. Situada na Boêmia central, a cidade de Praga localiza-se sobre colinas, em ambas as margens do rio Vltava, pouco antes de sua confluência com o rio Elba. O curso sinuoso do rio através da cidade, cheia de belas e antigas pontes, contrasta com a presença imponente do grande Castelo de Praga em Hradcany, que domina a capital na margem esquerda oriental do Vltava.
Conhecer a Catedral de San Vito é mais que uma obrigação, é um sonho!
A cidade tem uma vida noturna intensa com muitos pubs e recheados de gente bonita.
Numerosos monumentos integram a paisagem urbana da capital, composta de lindas ruelas de traçado irregular que contrastam com os novos bairros residenciais, de arquitetura moderna. As partes históricas da cidade são preservadas como monumentos nacionais.
Entre as numerosas pontes que atravessam o rio Vlatva está a famosa Ponte Carlos que liga a Cidade Velha ao Castelo de Praga.
Só mesmo colocando Praga no roteiro.
Agora…acelera Tommy!
Super beijo e até já!

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

2 Replies

  • Gina
    Responder

    Gostei das fotos. Vc poderia tirar fotos desta gente bonita…..rsrs. Luís Gustavo, amigo de infância, do Daniell mora aí. Ele é vinculado ao Opus Dei. Tem um bom emprego e , me parece, estar muito feliz sem a menor intenção de voltar a morar no Brasil. Continue curtindo e bons passeios é o que te desejo. Gina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *