Tiramisu

image

Essa receita maravilhosa eu aprendi com a Ana Maria, minha amiga lá da cidade do Porto em Portugal!
Façam e confiram essa maravilha!

Ingredientes:

120 ml de café (forte, ou de máquina tipo espresso)
4 colheres (de sopa) de vinho Marsala, preferencialmente seco
2 colheres (de sopa) de essência de baunilha
5 colheres (de sopa) de açúcar
3 gemas
300 gramas de queijo Mascarpone
3 claras em neve
200 gramas de biscoito tipo Champanhe
¾ xícara (de chá) de cacau em pó

Modo de Preparo:

Em uma tigela, misture o café, a metade do Marsala, a essência de baunilha e 2 colheres das de açúcar. Reserve.

Em outro recipiente, coloque as gemas, a outra metade do Marsala, e 3 colheres das de açúcar. Apoie essa tigela sobre uma panela de água fervente, para que os ovos cozinhem com o vapor, enquanto são batidos com o batedor da batedeira, ou mixer portátil. Bata, sem tirar do calor do vapor, até que a mistura triplique de volume, e clareie de cor. Com batedeira, esse processo levará aproximadamente 7 minutos.

Retire a tigela do vapor, e desligue o fogo. Acrescente o Mascarpone, e bata novamente só até incorporar. Desligue a batedeira, e com gentileza, vá acrescentando as claras em neve, aos poucos, a esse creme.

Para a montagem, comece com uma camada de biscoitos, embedidos no líquido do café com Marsala. Mergulhe-os generosamente, mas sem deixá-los encharcados.

Sobre a camada de biscoitos, coloque metade do creme, e polvilhe metade do cacau em pó. Repita tudo novamente, com biscoitos no café, creme em cima, e finalizando com o cacau em pó.

Harmonização:

Para acompanhar essa sobremesa, obviamente você pode servir Marsala. Outros vinhos fortificados também combinam muito bem com Tiramisu, como o vinho do Porto, o mais famoso deles. Outras boas opções são vinhos de sobremesa, como por exemplo, Sauternes e Tokaji.

Mas a principal dica para essa receita ficar ainda mais saborosa é: tempo. O tiramisu é um doce que precisa de, pelo menos, 6 horas de geladeira antes de ser servido.
Bom apetite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *